05/05/18

Jean Wyllys visita e fiscaliza aplicação de emendas parlamentares destinadas ao Campus Eng. Paulo de Frontin do IFRJ




Na manhã desta sexta, dia 4, o deputado federal Jean Wyllys visitou o campus Eng. Paulo de Frontin do IFRJ a convite do diretor-geral do campus professor Rodney Albuquerque. O parlamentar conferiu de perto a aplicação dos recursos que destinou nos últimos anos através de emendas parlamentares para melhoria da infraestrutura do campus, como a modernização dos laboratórios didáticos e instalação de elevadores para pessoas com deficiência.

Na oportunidade, assistiu a uma apresentação das “Colinas Games”, “Little Giants Studio” e “R3ACH Games”, startups de alunos do campus, e participou de uma roda de conversa com os estudantes onde ouviu as demandas dos estúdios indie para o setor audiovisual da primeira faculdade federal de games do Brasil, o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. No início da tarde, o deputado visitou a sede do programa Cidades Digitais, cedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde o campus provê gratuitamente acesso a internet na localidade; conheceu o trabalho de artesanato em fuxico das “Mulheres Do Vale do Café”; visitou o acervo audiovisual da Programadora Brasil disponível na Biblioteca “Rodolfo Fuchs” para o “Cineclube Manuel Congo” e a comunidade.

O congressista encerrou sua visita conhecendo a sede do Núcleo de Produção Digital (NPD), cedido pelo Ministério da Cultura, parte do “Silício Fluminense – Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin”. No coworking, o estúdio de TV do campus, conversou com os programadores e verificou tanto o código fonte de uma das produções, quanto compreendeu, em detalhes, peculiaridades do processo artístico de produção dos jogos digitais que estão sendo escritos por algumas das startups do vale dos games.

Poucos sabem, mas o primeiro emprego do deputado Jean Wyllys foi de programador. O deputado cursou o ensino médio na Fundação José Carvalho, em Pojuca, interior na Bahia: uma escola filantrópica de excelência, com modelo suíço de educação, voltada para alunos que fossem bons alunos de escolas públicas. Em uma época em que informática era para poucos, o deputado teve a oportunidade de se formar em um curso técnico em informática oferecido pela fundação.

 
"Jean Wyllys visita o Campus Eng. Paulo de Frontin/IFRJ [4/5/18]

Compartilhe:
Share on Google+