22/11/12

Jean Wyllys indica a primeira Yalorixá a receber a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados




Ivan Valente representou Jean Wyllys na entrega da medalha à Mãe Beata

Pela primeira vez desde sua criação em 1983, a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados foi entregue a uma Yalorixá (sacerdotisa suprema dos candomblés de origem Ketu-iorubá), Beatriz Moreira Costa. Indicada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOl-RJ), Mãe Beata de Iemanjá, como a sacerdotista é conhecida, foi uma das 25 pessoas agraciadas em evento que aconteceu nessa quarta-feira, 21, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Segundo o deputado, a indicação de uma líder de comunidade tradicional de terreiro é simbólica, principalmente em tempos aonde o aumento do fundamentalismo religioso vem disseminando o preconceito e a intolerância seja ela por orientação sexual ou crenças religiosas. “Há uma clara discriminação religiosa nesse espaço, que deveria ser laico. Esse reconhecimento é apenas um passo para a valorização dessa comunidade”, diz.

Wyllys espera que a indicação de Mãe Beata para esse prêmio sirva também para incentivar o povo de santo a assumir o orgulho de sua religião, cultura, ritual e vestimentas. “É preciso que o povo de santo, assim como representantes de grupos historicamente discriminados e estigmatizados, saiam dos armários e assumam com orgulho suas crenças, religiões, orientações e maneiras de ser”, afirma o deputado.

Veja aqui a lista de agraciados:

http://www.camara.leg.br/internet/agencia/pdf/Lista%20agraciados%20Medalha%20Merito%20Leg%202012-3.pdf

Mãe Beata
Nascida em 20 de janeiro de 1931, em Cachoeira de Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, Mãe Beata é escritora, atriz e artesã e desenvolve trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo. Presidente da Ong Criola (organização de mulheres negras que atua contra o racismo e o sexismo), integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM e conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e também da Ong Viva Rio. desenvolve atividades voltadas ao combate à intolerância religiosa, à discriminação racial e de gênero, violência contra a mulher, prevenção das dst/hiv/aids e câncer de mama, e, defesa do meio ambiente em nível comunitário, local e regional.

Compartilhe:
Share on Google+



4 recados no nosso Jean Wyllys indica a primeira Yalorixá a receber a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados

  1. marcella|

    òtima iniciativa!!!!
    Tanho orgulho de ser filha de santo dessa mulher guerreira!!!
    Parabéns Deputado Jean Wyllys!!
    Viva o povo de santo!!
    Viva Mãe Beata de Iyemoja!!

  2. Rrnato santos|

    bela indicação senhor deputado

  3. Ed Carlos Ferreira da Costa|

    Se fosse simplesmente pelo fato de ser uma mãe de santo seria uma aberração completa, mas como essa senhora desenvolve um monte de projetos paralelos nada contra.
    O fato dela ser mãe de santo não pode ser motivo para que venha a receber um prêmio, muito embora, JAMAIS, pode vir a ser um impeditivo.
    Não se pode criminalizar religiões ou a opção sexual de alguém.

  4. Prof Dr Marcos Penna|

    Parabéns ao Deputado Jean Willys, por esta iniciatíva, valorizar uma Religião milenar através de uma das pessoas que mais a preserva e divulga, dentro e fora do País, espero que cada ano seja agraciado um representante.

Deixe seu recado em nosso mural!

 caracteres disponíveis