15/12/16

Eu disse “NÃO” às cobranças de impostos para Netflix e Spotify




Está circulando por aí uma montagem falsa e bem grotesca que mente ao insinuar que eu teria votado a favor da cobrança de impostos para o Netflix, o Spotify e outros serviços. EU VOTEI CONTRA e uma pesquisa rápida no portal da Câmara dos Deputados confirma minha posição e desmente mais essa calúnia que circula nas redes sociais.

A imagem é grotesca porque traz no título a informação correta de que o Senado Federal aprovou o projeto, mas ao listar alguns dos parlamentares votantes mostra os nomes de deputados federais, incluindo o meu nome. Vou esclarecer algo que ainda pode não ser claro para alguns: os senadores e as senadoras da República atuam no Senado Federal e os deputados e as deputadas federais atuam na Câmara dos Deputados.

Quando o projeto passou pelo plenário da Câmara dos Deputados, em setembro de 2015 (ou seja, HÁ MAIS DE UM ANO), eu fui um dos 64 parlamentares que disseram NÃO à proposta. A nossa bancada do PSOL​ VOTOU CONTRA.

Acreditamos que a tributação de empresas e pessoas devam ser essencialmente sobre renda e patrimônio, não sobre serviços e consumo. Um dos motivos é que a tributação sobre serviços e consumo recai sobre o consumidor (e como não há progressividade nessa categoria de tributo, quanto mais pobre o consumidor, mais tributo ela paga em termos proporcionais).

Por isso defendemos que haja cada vez menos tributos indiretos (sobre serviços e consumo) e que haja tributação progressiva e igualitária sobre a renda, lucros, dividendos e patrimônio, inclusive de empresas como a Netflix.

Busquem se informar sempre pelo site da Câmara dos Deputados. Lá vocês encontram todos os votos, vídeos e discursos na íntegra. Não se deixem manipular por memes de internet que não indicam nenhuma fonte confiável.

Vocês podem acessar a matéria e a lista de votação que ilustram essa imagem nos links abaixo. Compartilhem e me ajudem a espalhar a verdade, por favor. Obrigado!

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/495835-CAMARA-APROVA-NOVA-REGRA-DE-ISS-PARA-BARRAR-GUERRA-FISCAL.html

http://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=6575&tipo=partido

Compartilhe:
Share on Google+