25/10/18

Emenda de Jean Wyllys levará teatro gratuito à população do RJ




Como um ávido consumidor dos produtos culturais e, sobretudo, como um atuante defensor da cultura na Câmara dos Deputados, destinei à Fundação Nacional de Artes uma emenda parlamentar no valor de R$ 482.000,00 para realização do Prêmio de Teatro Tônia Carrero. O prêmio é uma homenagem a grande dama do teatro brasileiro, falecida este ano, e permitirá o aumento ao acesso, à circulação e à difusão de espetáculos teatrais para o público próximo às arenas e areninhas culturais cariocas – a maioria afastada do centro e Zona Sul – e à população do interior do estado do Rio de Janeiro. Com isso, a Funarte​ promoverá espetáculos teatrais em locais com pouca oferta de atrações artísticas, levando a descentralização da cultura em relação à Zona Sul e o Centro da cidade.

A convocação dos vencedores do edital já foi aberta para que o pagamento das premiações aconteça. Foram inscritos 163 projetos, dos quais 117 foram habilitados. Oito deles foram contemplados com prêmios de R$ 60.250 cada um. Os premiados foram: Tom na Fazenda, A Vida ao Lado, A Mentira, Calango Deu, O Pena Carioca, Lasanha e Ravióli, Tia Maria e Dois Amores e um Bicho.

Os espetáculos contemplados ocorrerão em 15 espaços, sendo 24 deles nas sete arenas ou areninhas; e em mais oito em cidades interioranas. Cada proposta premiada prevê quatro encenações, em espaços distintos, sendo um deles fora do Rio. Na capital fluminense, as apresentações ocorrerão em Bangu, Ilha do Governador, Realengo, Pedra de Guaratiba, Pavuna, Penha e Madureira.

Das artes vivas, o teatro é aquela que mais me toca e emociona; é a representação do mundo que mais pode interpelar as emoções de um indivíduo, por causa da presença viva e em tempo real do ator ou da atriz; é a arte que pode ir além da palavra, onde moram o silêncio e os movimentos do corpo. O teatro é, historicamente, o local de contra-narrativas e resistências culturais e políticas. A cultura, como modo integral de vida, é uma lugar privilegiado da transformação para o mundo que queremos; ela tem um papel importante no fortalecimento de outros direitos humanos porque humaniza as pessoas e lhes oferece uma vida com pensamento.

 

Por tudo isso, fico muito feliz de poder contribuir diretamente, através do nosso mandato, com a ampliação do acesso à cultura para a população do RJ.

Compartilhe:
Share on Google+