02/03/15

Deputado Jean Wyllys participa do lançamento da ferramenta “Custom Gender” do Facebook




O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) esteve presente à reunião de lançamento da ferramenta “Custom Gender” do Facebook, no escritório de representação da rede social no país. A novidade já foi implantada em alguns países e nesta semana passa a ser oferecida aos usuários em língua portuguesa. Segundo Bruno Magrani, diretor de relações institucionais do Facebook, é uma forma de garantir “liberdade para as pessoas se expressarem de forma autêntica”. Cada usuário poderá declarar livremente qual é a sua identidade de gênero, independentemente das 17 opções pré estabelecidas. É possível também escolher qual o prenome desejado, masculino ou feminino, ou ainda não utilizar nenhum prenome.

“O Bruno me procurou por ser autor do projeto de lei João Nery, de identidade de gênero, por minha atuação legislativa, para bater um papo sobre esta ferramenta. Parabenizei a iniciativa e lamentei ter demorado tanto para chegar ao Brasil, já que a participação dos brasileiros nessa rede social é enorme, e essas redes sociais tem uma grande influência nas vidas das pessoas, que convivem e se informam nas redes sociais”, disse Wyllys ao falar sobre sua participação na construção da ferramenta. Segundo Magrani, a implementação em cada país é um processo demorado, pois depende do engajamento com as comunidades locais.

“Em nossa conversa, deixei claro que eu não sou transexual ou transgênero, a minha questão tem a ver com a orientação sexual e não com a identidade de gênero, e fiz questão que os grupos de representação das pessoas trans fossem ouvidos, assim como a academia, que dá o suporte teórico. É importante garantir o protagonismo desses grupos, embora eu vocalize, do ponto de vista legislativo, esta luta na falta de uma pessoa transgênero ou transsexual no parlamento”, concluiu o deputado.

A partir de hoje, os usuários brasileiros poderão alterar seus perfis pessoais e definir, com precisão, qual sua identidade de gênero. Esta informação pode ficar oculta ou pública, a depender da vontade do usuário, ou poderá ser exibida apenas a determinados grupos de contatos.

Compartilhe:
Share on Google+