11/08/15

Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher aprova pedido de diligência à cidade de Cavalcante – GO




A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, 10, requerimento do deputado Jean Wyllys para realizar diligência in loco, na cidade de Cavalcante, GO, com a finalidade de apurar os casos de exploração sexual contra crianças do povo Kalunga.

De acordo com uma série de reportagens publicadas no início do ano pelo jornal Correio Braziliense, garotas nascidas na comunidade quilombola são vítimas de abusos sexuais, principalmente por parte dos patrões que, em troca, oferecem trabalho, comida e oportunidade de estudos. À época, integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério Público Federal fizeram diligências na cidade para colher mais informações sobre as denúncias. A ação causou com que o Poder Judiciário Goiano desengavetasse 34 processos de violência sexual, dos quais 31 foram contra crianças e adolescentes. A data para a diligência ainda será acordada.

Durante a reunião deliberativa da Comissão, também foi apresentada pesquisa sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, feita pelo DataSenado. Nesta sexta rodada da série histórica sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, realizada de 24 de junho a 7 de julho, 1.102 brasileiras foram ouvidas. Esse trabalho é feito desde 2005, a cada dois anos, com mulheres de todos os estados do país.

A pesquisa pode ser lida na íntegra aqui: http://www.senado.gov.br/senado/datasenado/pdf/datasenado/DataSenado-Pesquisa-Violencia_Domestica_e_familiar_contra_a_mulher-08-2015.pdf.

Compartilhe:
Share on Google+